segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Sal, o vilão do coração. A relação do consumo de sal com a Hipertensão Arterial



Um dos maiores males do século 21 é a Hipertensão arterial. A taxa de mortalidade anual por hipertensão no Brasil é de 18,8 pessoas por 1000. Isso pode ser justificado pelo fato de a hipertensão afetar direta ou indiretamente os diversos órgãos e sistemas do corpo humano, daí a importância da prevenção e do tratamento dessa doença o quanto antes.
Quando seguimos uma dieta para tirar o sal da nossa alimentação sempre imaginamos excluir o sal comum de cozinha e esquecemos que certos alimentos industrializados, como sopas instantâneas, pizzas prontas congeladas, salgadinhos, temperos industrializados e embutidos, como salame, contém excesso de sódio (sal), o que não faz nada bem para a saúde. Podemos afirmar que dos muitos fatores de risco associados com a pressão alta, aquele que tem sido mais investigado é o consumo diário de sódio na dieta. 
Foi comprovado que populações ocidentais e com alto consumo de sal apareceram como tendo os maiores percentuais de hipertensão, enquanto as populações rurais ou primitivas que não faziam uso de sal de adição apresentaram menores prevalências ou nenhum caso de hipertensão arterial.
Por essa e por outras, o ideal é manter uma dieta saudável, rica em frutas e vegetais e pobre em gorduras. Manter o saleiro à mesa também pode ser um dos vilões, pois instiga a vontade de adicionar o tempero à comida.

Veja as nossas dicas de hoje:
  • Quando estiver cozinhando, procure substituir o sal por outros condimentos - alho, cebola, salsa, cheiro verde, manjericão, páprica. Eles ajudam a mascarar a falta de sal e deixam a comida bem mais saborosa.
  • Acostume-se a ler os rótulos dos alimentos e só escolha as marcas que possuem menor
    quantidade de sal (sódio).
  • Tire do cardápio os alimentos muito salgados, como toucinho e bacon. E não exagere no consumo de alimentos embutidos - salsicha, presunto, mortadela, lingüiça, salame.
  • Na hora do lanche, evite os salgadinhos.
  • E corte o hábito de adicionar sal à comida quando ela estiver na mesa. Se for preciso, esconda o saleiro!

Um comentário:

  1. Maravilhosa informação. Vc expõe um tema realmente importante nos dias de hoje. Nos meus estágios de Enfermagem, pude perceber que tem aumentado bastante o número de jovens portados HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica), ainda por cima, descontrolada. Por isso, se justifica a relevância de informações como essa, pois é através de gestos simples como o seu, que podemos de alguma maneira, ajudar as pessoas a entenderem a importância de ações simples, como a prática de uma alimentação saudável, na prevenção e tratamento desta doença tão "comum" na atualidade.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Meu perfil

Minha foto
João Pessoa, Paraíba, Brazil
Mestre em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Especialista em Fisioterapia Cardiorespiratoria; Graduado pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. Atualmente é professor universitário, foi fisioterapeuta do Centro de Reabilitação da cidade de Araruna - PB e é Delegado do Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Regional 1 na Paraíba. Trabalhou no Núcleo de Acolhida Especial do estado da Paraíba pela SEDH e foi pesquisador voluntário de grupos de pesquisa e estudos em saúde na Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

infoFisio no Facebook

Seguidores

Visitas do mês

Qual seu estado?

Contato:

Email: luancesar_01@yahoo.com.br

Blog Archive

Luan César Ferreira Simões. Tecnologia do Blogger.