quarta-feira, 9 de março de 2011

A Reeducação Postural e os seus Efeitos na Qualidade de Vida

  Nos países em desenvolvimento, a educação é o principal eixo na divulgação e orientação à população no que se refere à saúde e a qualidade de vida. Com a educação, temos a possibilidade de ajudar as comunidades a desenvolver hábitos saudáveis e com isso, prevenir várias doenças.
  Aqui abordaremos uma questão mais corriqueira e que pode ser responsável por muitos danos à saúde, dentre eles, os desequilíbrios posturais: A falta de informações preventivas.
   A incidência dos problemas relacionados aos desequilíbrios posturais é tão freqüente e usual que torna-se cada dia mais pertinente a orientação à população para um programa de educação postural, objetivando a conscientização corporal, prevenção e compensação aos desequilíbrios do nosso corpo.
   Segundo Knoplich 1986, " está comprovado que as dores na coluna são mais freqüentes entre 25 e 45 anos de idade, em ambos os sexos, atingindo assim o ser humano no período de maior produtividade. Ambos os sexos têm freqüência igual, porém, tem-se notado que no homem há uma maior incidência na região lombar e na mulher na região cervical."
  Os sintomas da lombalgia são bastante complexos e muito incidentes, pois afasta pessoas do trabalho, impossibilita a realização de atividades diárias e também prejudica substancialmente o período que seria de descanso, o sono.
   Os desequilíbrios posturais e como conseqüência as síndromes dolorosas, variam de acordo com o modo de vida de cada indivíduo e também dependem da conscientização corporal que cada um traz consigo.
  A boa postura nos determinados afazeres é o principal fator para se evitar os problemas posturais. Torna-se importante a conscientização do indivíduo do que seria uma postura correta e qual a melhor maneira de se estar minimizando todo o esforço pelo qual o corpo é submetido nas infinitas atividades diárias.
   Não existe uma postura correta para todas as pessoas. Somos seres biologicamente diferentes, sendo assim, a postura mais adequada varia de uma pessoa para outra. Poderíamos então dizer, que a melhor postura que deve ser adotada por um indivíduo é aquela que preenche todas as necessidades mecânicas  (físicas) do seu corpo e também que possibilite o indivíduo manter uma posição ereta com o mínimo esforço muscular.  
 Diante dessas considerações, podemos observar que a má postura ocorre quando um indivíduo se posiciona fora dos padrões de alinhamento e permanece por um longo período em postura inadequada. Dessa forma, seu corpo estará submetido a uma sobrecarga, que ocasionará num futuro próximo, síndromes dolorosas  (lombalgias, etc) devido às alterações causadas tanto nos músculos quanto no esqueleto, podendo também, desencadear os desvios posturais (escoliose, lordose, etc).
   E é exatamente neste contexto, que necessitamos do Fisioterapeuta para atuar como orientador na resolução dos desequilíbrios posturais ou até mesmo na reeducação motora da postura. Através do convívio com crianças, adolescentes, adultos ou idosos, orienta-los da importância de um bom posicionamento da postura, quais as conseqüências da má postura, a importância da conscientização corporal, maneiras adequadas de se realizar determinadas atividades, posição mais adequada para dormir, sentar, dirigir, trabalhar, etc. 

Luan César Simões
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Meu perfil

Minha foto
João Pessoa, Paraíba, Brazil
Mestre em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Especialista em Fisioterapia Cardiorespiratoria; Graduado pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. Atualmente é professor universitário, foi fisioterapeuta do Centro de Reabilitação da cidade de Araruna - PB e é Delegado do Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Regional 1 na Paraíba. Trabalhou no Núcleo de Acolhida Especial do estado da Paraíba pela SEDH e foi pesquisador voluntário de grupos de pesquisa e estudos em saúde na Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

infoFisio no Facebook

Seguidores

Visitas do mês

Qual seu estado?

Contato:

Email: luancesar_01@yahoo.com.br

Blog Archive

Luan César Ferreira Simões. Tecnologia do Blogger.