domingo, 4 de dezembro de 2011

A Fisioterapia Hospitalar e suas perspectivas



            Fabricio Lopes Conduta

Especialista em Fisioterapia Hospitalar
Membro da Liga sem Dor de Curitiba
Associado a Neurotrauma Brasil
Crefito- 6499 LTT-F



Primeiramente gostaria de agradecer a oportunidade dada pelo Dr Luan César Simões, pelo fato de expor mais sobre uma das especialidades da Fisioterapia que é a Hospitalar, e pelo espaço dado aos profissionais para expor suas experiências, servir de roteiro para profissionais e estudantes ou até mesmo para aqueles que pretendem seguir esta área e contribuir de forma grandiosa para o crescimento da Fisioterapia.

Vários avanços tecnológicos na área da saúde e o aumento na expectativa de vida da população acabaram refletindo em maior sobrevida dos indivíduos hospitalizados, sendo assim indispensável a atuação do Fisioterapeuta no cotidiano.

Atualmente contamos com inúmeras áreas onde o profissional pode atuar no ramo da Fisioterapia. São grandes as instituições que as oferecem. Durante o período da faculdade, sempre gostei, de uma maneira geral, do ambiente hospitalar e das matérias especificas que havia na grade curricular. Após o término da faculdade, decidi então me especializar em Fisioterapia Hospitalar, tendo como professores grandes nomes da Fisioterapia, servindo de plena concretização para a minha escolha nesta área. 

A especialização em Fisioterapia Hospitalar surgiu em 1996 de uma necessidade de haver um profissional que atuasse de uma forma generalista abordando os pacientes em diversas especialidades. Isto veio a se fortalecer com o advento do conceito de restituir a funcionalidade ao paciente de maneira cada vez mais precoce, anulando os efeitos deletérios da internação, promovendo condições, fatores ideais e qualidade para uma reabilitação fora do ambiente hospitalar, vindo a ser firmado com grande destaque dentro do ambiente hospitalar. O profissional atuante nesta área precisa estar em constante renovação, avaliando o paciente a cada atendimento de maneira global, quebrando assim paradigmas históricos. O conhecimento sobre técnicas básicas de cirurgia se torna fundamental para o atendimento do paciente. Outro item importante nesta área é no que se refere as orientações dadas aos pacientes, tendo em vista que o Fisioterapeuta é o primeiro profissional a ter contato com o mesmo, sendo da mesma maneira importante e recomendável, a continuidade do atendimento fisioterapêutico além do espaço hospitalar.



 Esta especialidade tem por objetivo formar profissionais especialistas com capacidade crítica, preparados para promover ações baseadas em evidências científicas em favor do bem-estar do paciente em ambiente hospitalar, exercendo sobre tudo a INTERDISCIPLINARIDADE e MULTIDISCIPLINARIDADE no ambiente hospitalar, promovendo o bem estar e a qualidade do atendimento ao paciente, nosso principal objetivo.
Atualmente ela é oferecida em várias instituições de renome; em moldes de pós graduação e residências. Entre as disciplinas mais estudadas nesta especialização estão: Pneumo-funcional, cardio-respiratória, neuro-funcional, ortopedia, farmacologia, exames complementares, saúde da mulher, gerontologia, unidades de terapia intensiva (cardiologia, neonatal, pediátrica e adulta). Apesar de ainda não ser uma especialidade reconhecida pelo COFFITO, atualmente contamos com a Sociedade de Fisioterapia Hospital, criada sem fins lucrativos , principalmente educativa e instrutiva para a divulgação e valorização desta especialidade e da Fisioterapia como um todo.

  

  
Nossa luta é levar ao conhecimento de diversos profissionais esta especialidade e desmistificar que o especialista desta área trabalha somente com cardiorrespiratória, o que é erroneamente relatado. Atualmente com quase 3 mil membros entre especialistas e profissionais atuantes neste ambiente; com parcerias fortes, estamos cada vez mais nos fortalecendo. A Sociedade de Fisioterapia Hospitalar espera que um dia esta especialidade venha a ser reconhecida, bem porque a Fisioterapia Hospitalar vem mostrando importância e efetividade, promovendo qualidade de vida entre os pacientes hospitalizados. 

Me coloco a disposição para eventuais dúvidas que possa a vir a ocorrer, e gostaria de deixar o site da Sociedade de Fisioterapia Hospitalar para que conheça um pouco sobre o nosso trabalho!

Obrigado, e sucesso sempre!

Site Sociedade de Fisioterapia Hospitar:
         WWW.fisioterapiahospitalar.webnode.com
E-mail: Fabrício_conduta@hotmail.com




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Meu perfil

Minha foto
João Pessoa, Paraíba, Brazil
Mestre em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Especialista em Fisioterapia Cardiorespiratoria; Graduado pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. Atualmente é professor universitário, foi fisioterapeuta do Centro de Reabilitação da cidade de Araruna - PB e é Delegado do Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Regional 1 na Paraíba. Trabalhou no Núcleo de Acolhida Especial do estado da Paraíba pela SEDH e foi pesquisador voluntário de grupos de pesquisa e estudos em saúde na Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

infoFisio no Facebook

Seguidores

Visitas do mês

Qual seu estado?

Contato:

Email: luancesar_01@yahoo.com.br

Blog Archive

Luan César Ferreira Simões. Tecnologia do Blogger.