sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O que há de tão especial nessas mãos?

Que tal descobrir agora?


quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais podem prescrever órteses e próteses

Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais têm mais uma grande razão para comemorar: a partir de agora, o Sistema Único de Saúde (SUS) reconhece o direito desses profissionais de prescrever “órteses, próteses e materiais especiais não relacionados ao ato cirúrgico”, por meio da publicação da Portaria SAS/MS N° 661, de 2 de dezembro de 2010. Tal conquista amplia significativamente a atuação dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais no SUS e em clínicas e hospitais particulares por todo o país. Essa vitória é fruto do empenho do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), que atua nesta causa há mais de um ano, realizando diversas reuniões junto ao Ministério da Saúde. “A inclusão das órteses, próteses e materiais especiais não relacionados ao ato cirúrgico na Classificação Brasileira de Ocupação (CBO) dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais significa o reconhecimento da atuação desses profissionais nestas áreas pelos ministérios da Saúde e do Trabalho e Emprego” afirma o conselheiro do Coffito, Adamar Nunes. Entre os procedimentos incluídos, estão a prescrição de calçados ortopédicos, muleta axilar, prótese mamária, cadeira de rodas, andador, palmilhas, coletes, cintas e outros.
Para acessar a lista completa das órteses, próteses e materiais especiais não relacionados ao ato cirúrgico, incluídos na CBO dos fisioterapeutas e dos terapeutas ocupacionais, siga as orientações abaixo:

Clique em “Acessar tabela unificada”;
Clique em “Procedimentos”;
Clique em “Publicados”;
Clique em “Consultar”;
Na guia “Grupo”, selecione a opção “07 – Órteses, próteses e materiais especiais”;
Na guia “Sub-Grupo”, selecione a opção “01 – Órteses, próteses e materiais especiais não relacionados ao ato cirúrgico”;
Na guia “Forma de Organização”, selecione a opção “01 – OPM auxiliares da locomoção” ou a opção “02 – OPM ortopédicas”;
Na guia “Competência”, selecione “01/2011”;
  Clique na lupa (localizar);
 Após isso, clique nas órteses, próteses e materiais especiais de sua escolha quando, então, abrirá uma página com todo histórico deste instrumento;
Clique, então, na guia “CBO”, localizada na parte de baixo da página.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Quem são os fisioterapeutas?


Um pouco do que fazemos na nossa diária para que vocês conheçam parte daquilo que mais sabemos fazer: ajudar!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Reeducação da Postura (Escola de Postura)


Através de diversas técnicas busca-se corrigir as alterações posturais - escoliose, hipercifose, gibosidade (corcunda), hiperlordose, etc. Os desvios posturais causam inúmeros problemas, felizmente as técnicas utilizadas na reorganização  postural oferecem resultado para estes e outros problemas posturais, sem sofrimento. É um tratamento agradável, sem uso de medicamentos apenas com manipulações sobre a coluna, pernas e braços do paciente, alongamentos,  exercícios de fortalecimento, consciência postural, relaxamento, dentre outros.

Fisioterapia no Pos-operatório de mastectomia


O fisioterapeuta atuara afim de prevenir as possíveis complicações decorrentes da cirurgia de mama, a exemplo do edema nos braços, formigamento, limitações na movimentação dos membros superiores e tórax, reduzir as cicatrizes, manter a forca muscular, diminuir a dor, dentre outras complicações.

Fisioterapia na Saúde do Idoso


Esta área da Fisioterapia está em grande ascensão no mercado, já que a população brasileira está vivendo cada vez mais. Justificando assim, a necessidade de maiores estudos e intervenções voltados para esta área. O nosso objetivo é trabalhar a prevenção (primária, secundária ou terciária) e a manutenção do paciente, focando os parâmetros a seguir: respiração, coordenação, propriocepção, memória, equilíbrio, treino de marcha, treino AVD's entre outros... Visando sempre a QUALIDADE DE VIDA do idoso de uma forma global.

Fisioterapia em Reumatologia


As doenças reumatológicas acometem articulações, músculos, ligamentos e tendões sem ter acontecido nenhum trauma. Estas doenças crônicas, na maioria dos casos, geram algumas incapacidades, sendo que nestes casos, a fisioterapia tem como objetivo, retardar e/ou amenizar os déficits identificados.

Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia


A Fisioterapia traumato-ortopédica trata de disfunções osteomioarticulares e tendíneas (resultantes de traumas e suas conseqüências, tanto imediatas quanto tardias), lesões por esforços repetitivos e patologias ortopédicas. Trabalha na reabilitação de pós fraturas, entorses, luxações, traumas ou contusões musculares, amputações, distúrbios mecânicos da coluna vertebral, pós-cirurgias, dentre outras, utilizando recursos que tem por finalidade o alívio do quadro álgico, eliminação de processo inflamatório, melhora na circulação sangüínea, fortalecimento muscular, recuperação de movimentos, equilíbrio e propriocepção.

Fisioterapia Cardiorrespiratória




Esta especialidade da Fisioterapia tem como enfoque tratar de todos os distúrbios oriundos do sistema respiratório e cardíaco; como por exemplo, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que reúne duas entidades: A Bronquite Crônica (B.C.) e o Enfisema Pulmonar (E.P.). Assim como as doenças de pequenas vias aéreas, Asma, Câncer de pulmão, Hipertensão, dentre outras patologias.

Fisioterapia Neurológica adulto e pediátrico


Tem como objetivo, minimizar as deficiências advindas das doenças que acometem o sistema nervoso. Tais como: Paralisia Cerebral, Esclerose Múltipla, Acidente Vascular Encefálico (derrame cerebral), dentre outras.
O processo de reabilitação visa restaurar a identidade pessoal e social dos pacientes que sofreram lesões no córtex, tronco cerebral, medula espinhal, nervo periférico, junção neuromuscular e no músculo, buscando o bem estar físico e emocional do indivíduo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Meu perfil

Minha foto
João Pessoa, Paraíba, Brazil
Mestre em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Especialista em Fisioterapia Cardiorespiratoria; Graduado pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. Atualmente é professor universitário, foi fisioterapeuta do Centro de Reabilitação da cidade de Araruna - PB e é Delegado do Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Regional 1 na Paraíba. Trabalhou no Núcleo de Acolhida Especial do estado da Paraíba pela SEDH e foi pesquisador voluntário de grupos de pesquisa e estudos em saúde na Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

infoFisio no Facebook

Seguidores

Visitas do mês

Qual seu estado?

Nos siga pelo Email

Contato:

Email: luancesar_01@yahoo.com.br

Blog Archive

Luan César Ferreira Simões. Tecnologia do Blogger.