domingo, 19 de junho de 2011

Acenda a Fogueira do seu Coração - Doe Sangue!


Com a aproximação do período festivo, os Centros Hemoterápicos necessitam de muito sangue para suprir às necessidades da população, devido ao grande número de acidentes e doenças sanguíneas que precisam de transfusões.

A demanda atual do Hemocentro da Paraíba varia de 100 a 150 bolsas de sangue ao dia. Em períodos festivos, essa demanda aumenta por conta do número maior de atendimentos. Neste mês de junho, a necessidade passa a ser de 200 a 250 bolsas de sangue ao dia.

O sangue é um “remédio” diferente dos outros, pois não se fabrica em laboratórios, não se compra em farmácia e somente pode ser obtido por meio de doação de um ser humano a outro . E para ter sangue em estoque é preciso tocar a sensibilidade e a solidariedade humanas. A todo instante, pessoas sofrem acidentes, necessitam de cirurgias de urgência, de transplantes etc. Além disso, alguns pacientes como os portadores de anemias falciformes, hemofilia e outras doenças crônicas precisam, constantemente, receber transfusão de sangue e hemocomponentes. 




Veja os requisitos para doação de acordo com a nova portaria (Nº 1.353 de 13 de junho de 2011) do Ministério da Saúde:

- Aspecto saudável e declaração de bem-estar geral
- Idade entre 18 anos completos e 67 anos, 11 meses e 29 dias. Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal. E, em caso de necessidades tecnicamente justificáveis, o candidato cuja idade seja inferior a 16 anos ou superior a 68 anos somente poderá ser aceito após análise pelo médico do serviço de hemoterapia
- A Portaria 1.353 determina ainda que a orientação sexual (heterossexualidade, bissexualidade, homossexualidade) não deve ser usada como critério para a seleção de doadores de sangue, por não constituir risco em si própria. Ou seja, não deverá haver, no processo de triagem e coleta de sangue, manifestação de preconceito e discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, hábitos de vida, atividade profissional, condição socioeconômica, raça, cor e etnia.
- Peso mínimo de 50 kg. Candidatos com peso abaixo de 50 kg podem ser aceitos após avaliação médica e desde que respeitados critérios específicos estabelecimentos na Portaria 1.353/11





Para mais informações, acesse: 
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/portaria_1353_140611.pdf 

Vamos doar? Veja qual o Hemocentro mais próximo de sua casa:
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/lista_hemocentros_brasil_regional_2008.pdf
http://www.saude.pb.gov.br/site/hemocentropb.shtml
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Meu perfil

Minha foto
João Pessoa, Paraíba, Brazil
Mestre em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Especialista em Fisioterapia Cardiorespiratoria; Graduado pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. Atualmente é professor universitário, foi fisioterapeuta do Centro de Reabilitação da cidade de Araruna - PB e é Delegado do Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Regional 1 na Paraíba. Trabalhou no Núcleo de Acolhida Especial do estado da Paraíba pela SEDH e foi pesquisador voluntário de grupos de pesquisa e estudos em saúde na Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

infoFisio no Facebook

Seguidores

Visitas do mês

Qual seu estado?

Contato:

Email: luancesar_01@yahoo.com.br

Blog Archive

Luan César Ferreira Simões. Tecnologia do Blogger.