segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A profissão do futuro já começou!


Neste ano, a Fisioterapia comemorará 42 anos de regulamentação. A evolução da Fisioterapia nestes anos deixa explícito que muito foi conquistado, porém muito mais ainda é preciso conquistar para continuar crescendo e se destacando no cenário nacional.
Historicamente a Fisioterapia no Brasil se despontou a partir da necessidade do então Presidente da República Getúlio Vargas em 1944. Até então todos os serviços de reabilitação eram realizados por Fisiatras, Massagistas e Auxiliares de Fisioterapia, tendo como finalidade a prática recuperadora das seqüelas físicas.
Em 1951, foi realizado o primeiro curso para formação de técnicos em Fisioterapia pela Universidade de São Paulo e em 1963, a Fisioterapia se tornou curso superior, mas a atuação dos fisioterapeutas estava subordinada aos médicos. Somente em 1969, com o Decreto Lei 938 de 13 de outubro, as profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional foram regulamentadas.
Hoje, com quase 42 anos, a Fisioterapia conquistou um espaço importante entre as demais profissões das ciências da saúde. Certamente não foi fácil alcançar esse “status”, muito foi idealizado e realizado, os fisioterapeutas tiveram que mostrar à sociedade, assim como ao outros profissionais, seu contínuo aperfeiçoamento com base em fundamentos científicos. Além disso, os profissionais fisioterapeutas tiveram que aperfeiçoar e apresentar formas de intervenção que permitissem mostrar que sua atuação é capaz de abranger todos os níveis de saúde com eficácia.
É inegável dizermos que avançamos muito, mas sabemos que podemos conseguir muito mais. Não por ganância, mas pelo simplório fato de estarmos diante de uma das profissões mais brilhantes e promissoras das ciências da saúde.
Há tempos ouvimos falar em profissão do futuro, e planeamos uma Fisioterapia que não fazia parte do nosso contexto sociocultural e econômico. Entretanto, hoje estamos diante das oportunidades, das possibilidades de uma profissão repleta de potencialidades, mas pouco ou mal explorada pelos profissionais.
            A Fisioterapia precisa renovar-se a cada dia para conquistar cada vez mais seu espaço e mudando assim o panorama atual, fazendo com que a mesma esteja acima de qualquer interesse pessoal, e tornando o fisioterapeuta menos estático e mais decisivo na melhoria da profissão do futuro, bem porque esta já começou há quase 42 anos atrás. 


Luan César Simões,
Fisioterapeuta
Crefito: 142222-F

2 comentários:

  1. Adorei seu novo Blog Luan! Parabéns por mais essa conquista, e por divulgar nossa profissão que é tão bonita mas, pouco valorizada. Mas, se Deus quiser vamos batalhar e conquistar nosso devido valor. Muito sucesso amigo.

    ResponderExcluir
  2. MUito bom esse blog! a partir deste post me abriu várias idéias!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Meu perfil

Minha foto
João Pessoa, Paraíba, Brazil
Mestre em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Especialista em Fisioterapia Cardiorespiratoria; Graduado pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. Atualmente é professor universitário, foi fisioterapeuta do Centro de Reabilitação da cidade de Araruna - PB e é Delegado do Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Regional 1 na Paraíba. Trabalhou no Núcleo de Acolhida Especial do estado da Paraíba pela SEDH e foi pesquisador voluntário de grupos de pesquisa e estudos em saúde na Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

infoFisio no Facebook

Seguidores

Visitas do mês

Qual seu estado?

Contato:

Email: luancesar_01@yahoo.com.br

Blog Archive

Luan César Ferreira Simões. Tecnologia do Blogger.