quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Em busca do meu lugar ao sol: Afinal, um bom profissional é formado apenas por títulos?



               Antigamente, concluir a faculdade era sinônimo de emprego certo, de uma carreira promissora, de dinheiro garantido. Acontece que atualmente o mercado de trabalho tem exigido cada vez mais capacitação do profissional, tornando-o mais técnico. Após concluir a universidade muitas dúvidas surgem sobre o mercado de trabalho paralelo à inúmeras decisões fundamentais que refletirão diretamente no sucesso profissional. Aquele profissional dedicado procurará aprofundar seus conhecimentos e lapidar suas habilidades através de cursos de educação continuada/qualificação/capacitação de curta duração ou ainda trilhando o meio científico por meio da pós-graduação.
            De acordo com o MEC existem dois tipos de pós-graduação: lato sensu e stricto sensu. A primeira corresponde a especializações de pelo menos dezoito meses de duração e podem ser custeadas ou remuneradas. A última corresponde ao mestrado e doutorado, os quais são remunerados e exigem dedicação exclusiva durante um período de no mínimo dois anos para a sua conclusão. Sendo assim, a CNPQ (Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior) não permite que o profissional tenha qualquer vínculo empregatício.
            Geralmente o perfil daqueles que procuram o mestrado e doutorado tende ao ensino e pesquisa, entretanto, com as novas exigências do mercado de trabalho, muitos profissionais da área da saúde estão buscando esses títulos, visando, muitas vezes, melhoria na remuneração, além da qualificação técnico-científica advinda desses cursos.
           Atualmente há um leque de oportunidades e instituições que oferecem especializações em Fisioterapia vista a relevância da profissão em todas as áreas de conhecimento em saúde. Grandes universidades federais normalmente oferecem cursos de mestrado e doutorado (stricto sensu). Para ingressar nessas universidades é necessário ficar atento ao período de inscrições (normalmente no fim do ano), apresentar um projeto direcionado a uma determinada linha de pesquisa, ser submetido a uma prova de idiomas, conhecimentos específicos e participar de uma entrevista com análise de currículo.
            Podem-se citar grandes universidades de referência em Fisioterapia no nordeste e no sudeste, tais como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal de São Carlos (UFScar) respectivamente.  Ainda a universidade Estadual de Londrina (UEL) no eixo sul do país.
            Com relação às especializações lato sensu, há duas vertentes: as especializações “comuns” (com aulas teórico-práticas, geralmente ocorrendo quinzenalmente nos finais de semana) oferecidas por instituições de ensino superior particulares como na Universidade Gamafilho e no Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), e em públicas como a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS) onde o aluno deve pagar para freqüentar as aulas. Ainda existe um segundo tipo que são as residências oferecidas por instituições federais onde o profissional recebe ajuda de custo ou bolsa de estudos. Essas são geralmente conhecidas como residência em Fisioterapia com abordagem teórico-prática. Pode-se ter como exemplo a residência multiprofissional integrada em saúde da UFPE e da UNIFESP.
            A residência multiprofissional é uma proposta interessante, pois o fisioterapeuta é incluído como um dos atores fundamentais no cuidar de pacientes, seja daqueles internados na unidade de terapia intensiva e/ou daqueles em enfermarias gerais ou específicas do hospital, juntamente com outros profissionais como médico, enfermeiro, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, etc. Refletindo assim a importância da interatividade de uma equipe multidisciplinar/interdisciplinar no tratamento dos pacientes internos. Em João Pessoa há a residência multiprofissional do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU - UFPB).
            Diferentemente das especializações e do mestrado e doutorado, as residências trazem para os profissionais uma carga prática excepcional, bem porque os mesmos estão quase que diariamente integrados na vivência do serviço. Para o mercado de trabalho, esse diferencial pode ser importante quando considerado os aspectos práticos obtidos por meio da experiência.
            O mercado de trabalho exige uma demanda profissional cada vez mais capacitada e atualizada. Estar apto para encarar as dificuldades do meio profissional não é uma tarefa fácil, porém a educação continuada parece ser o caminho mais viável. Perseverança, dedicação e força de vontade são ingredientes fundamentais para o sucesso profissional, mas para que o mesmo ocorra existe uma variedade de outros fatores. É sabido que apenas uma pós-graduação não irá levar o profissional ao auge de sua carreira, mas esse pode ser um começo, o primeiro passo para o engrandecimento curricular, que por si só poderá abrir muitas portas e caberá ao profissional (preparado) aproveitar esta oportunidade e conquistar o seu lugar ao sol.

“Os perdedores vêem a tempestade, os vencedores vêem por trás de densas nuvens raios de sol
Augusto Cury



Dra. Giselle Stephanie Kramer Albuquerque
Fisioterapeuta
João Pessoa - PB

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário de João Pessoa - PB
Cursando especialização Reeducação Postural e Pilates
Atua como instrutora de Pilates em João Pessoa - PB




Supervisão de texto: Luan César Simões

2 comentários:

  1. Você não imagina o quanto seu post mexeu com minha vida!
    Sou estudante e estou planejando o que fazer depois da graduação, gostaria muito de entrar numa residência e estava disposta a concorrer aqui na Bahia, apesar de não muito satisfeita.Mas esse texto me iluminou! Sério, olhei o site da UNIFESP e me encantei, foi como um farol a me guiar.
    Obrigada mesmo, simples ações como escrever um post podem mudar vidas, e não estou exagerando!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo belo texto Giselle e espero que ajude muitos fisioterapeutas a buscarem um lugar ao sol tb!!!! Bjos e saudades!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Meu perfil

Minha foto
João Pessoa, Paraíba, Brazil
Mestre em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Especialista em Fisioterapia Cardiorespiratoria; Graduado pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. Atualmente é professor universitário, foi fisioterapeuta do Centro de Reabilitação da cidade de Araruna - PB e é Delegado do Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Regional 1 na Paraíba. Trabalhou no Núcleo de Acolhida Especial do estado da Paraíba pela SEDH e foi pesquisador voluntário de grupos de pesquisa e estudos em saúde na Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

infoFisio no Facebook

Seguidores

Visitas do mês

Qual seu estado?

Contato:

Email: luancesar_01@yahoo.com.br

Blog Archive

Luan César Ferreira Simões. Tecnologia do Blogger.