segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Reeducação Postural Global (RPG) no tratamento de correções posturais



A coluna vertebral é composta por 33 vértebras, uma sobre a outra, com o objetivo de manter o próprio equilíbrio, suportar o peso do corpo, proporcionar mobilidade para atividades do dia-a-dia como se abaixar; virar para o lado, dentre outras funções importantes. Por sua vez, a coluna divide-se em região cervical contendo 7 vértebras; região torácica com 12 vértebras; região lombar contendo 5 vértebras; região sacral contendo 5 vértebras e por último a região do cóccix com 4 vértebras. Entre uma vértebra e outra existe a presença de discos gelatinosos que amortecem o impacto e ajudam na mobilidade da coluna (figuras abaixo). 




Quando visualizada de perfil, a coluna vertebral possui curvaturas fisiológicas divididas em hiperlordose cervical, hipercifose e hiperlordose lombar como mostra a figura abaixo.



Com o passar do tempo, fatores externos e internos podem levar ao aumento destas curvaturas gerando uma má postura, dores na ao longo da coluna ou ainda deformidades que comprometem a função do individuo. Por essa razão, a coluna merece uma manutenção satisfatória para proporcionar uma boa qualidade de vida. 

Nos dias atuais, é comum o aparecimento de dores musculares decorrentes do estresse cotidiano. Cada pessoa tem sua própria maneira de reagir a estas agressões, adotando determinados padrões para fugir da dor, que acarreta em alterações maléficas na estrutura do corpo, gerando má postura. Essas dores geralmente são localizadas na coluna e em diversas articulações do corpo favorecendo ao aparecimento de pontos de tensão, sobrecarregando a musculatura e proporcionando a sensação de fadiga e cansaço. 



A Reeducação Postural Global (RPG) foi desenvolvida pelo Dr. Philippe E. Souchard na França, no início dos anos 70. É um método que utiliza de contração isométrica e alongamento ativo, isto é, com a colaboração do paciente. Este método baseia-se na teoria do cadeias musculares que se caracteriza por uma ligação direta entre músculos estáticos através de estruturas chamadas de aponeurose. Isso significa dizer que, uma vez tensionado um determinado grupo muscular, essa tensão é transmitida por meio de aponeuroses para as outras cadeias musculares. O paciente é colocado em posturas que promovem alongamento global, reduzindo encurtamento muscular.


Todos os procedimentos feitos na sessão de RPG são sincronizados com um determinado tipo de respiração, mantendo uma relação entre respiração e postura, uma vez que o principal músculo da respiração (músculo diafragma) tem sua importância em muitos desvios. 

De modo geral, esse método é capaz de diminuir dores musculares em qualquer parte do corpo (principalmente aquelas decorrentes de patologias como hérnia de disco, artrose dentre outras), corrigir erros na postura, alongar, fortalecer e relaxar a musculatura reduzindo os níveis de estresse contribuindo para um condicionamento físico adequado e reduzindo a sensação de fadiga. Além disso, este método previne futuros problemas posturais e reumatológicos; melhora a respiração, e contribui para uma efetiva consciência corporal, causando bem-estar e melhora na qualidade de vida.


Abaixo seguem-se algumas indicações do método RPG : 

• Hiperlordose, 
• Hipercifose (corcunda)
• Escoliose;
• Hérnia de disco
• Desvios nos joelhos e nas articulações em geral,
• Artrose 
• Fibromialgia 
• Dores na cabeça 
• Lesões causadas pelo esporte, 
• Perda de tônus muscular, equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora; 

Dr.Gerlane Santos Diniz CREFITO:3779-LTF 
Dr. Luciana Nunes CREFITO:3566-LTF 
Stúdio PilateSaúde: (83)8881-8565/8888-1516
E-mail:rpgsaude@hotmail.com



sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Doe para o TELETON 2011

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA: O FISIOTERAPEUTA E A EXPERIÊNCIA DO “DESAFIO SAÚDE”.





Luan César Ferreira Simões
Rafaela Gerbasi  Nóbrega
Renatta da Silva Farias



INTRODUÇÃO
            Assim como toda profissão que trabalha junto à comunidade, a fisioterapia também está enquadrada nessa abordagem, atuando nos três níveis de atenção à saúde. A atenção básica à saúde constitui o primeiro nível de atenção, de acordo com o modelo adotado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo esse o primeiro nível de atuação do fisioterapeuta junto aos escolares, englobando um conjunto de ações de caráter individual ou coletivo, que envolve a promoção da saúde e a prevenção de doenças. (BRASIL, 2007).
            Nesse contexto, o fisioterapeuta atuará através de ações preventivas englobando diversos enfoques na perspectiva de promover ações de saúde sob a óptica da cidadania. Desse modo, é pertinente na escola tratar de temas como educação sexual, redução do tabagismo, redução do sedentarismo, mudança nos hábitos alimentares, prevenção de acidentes domiciliares, primeiros socorros, tabagismo, dentre outros. (ÊLMOR, 2009).
A articulação da educação em saúde, com a promoção da saúde nas escolas, requer uma ação pedagógica associada a um movimento dinâmico. Trata-se de uma ação consciente e crítica, direcionada para a constituição de sujeitos sociais, movimentando-se em busca da construção de projetos de liberdade, de autonomia, de participação, enfim, projetos de vida saudável (BRASIL; LEONELLO, L’ABBATE, 2006).             
            Sob este aspecto, as ações de educação em saúde poderão contribuir para que o aluno apreenda as atitudes e habilidades que são articuladas às suas experiências vivenciadas no cotidiano, obtendo uma melhor qualidade de vida e que, uma vez beneficiado, propague seus conhecimentos para que outros da comunidade possam ser contemplados pela fisioterapia de forma indireta. (BRASIL, 2004; LEONELLO, L’ABBATE, 2006; BUSS, 2008).

 OBJETIVOS
            Relatar a experiência do “desafio Saúde” enquanto atividade didático-recreativa, objetivando criar um momento de discussão com os alunos sobre temas de relevância na saúde pública e estimulá-los a tomada de decisão diante das problemáticas.

METODOLOGIA
           Tratou-se de um relato de experiência vivenciado pelos acadêmicos do curso de fisioterapia por ocasião do projeto de extensão universitária intitulado “Educação e Promoção da Saúde no Âmbito Escolar: Uma experiência na Escola Estadual Pedro Lins Vieira de Melo”.
A iniciativa denominada “Desafio Saúde” envolveu uma atividade continuada, em forma de competição, entre as turmas do 6º ao 9º ano, realizada no período de março a junho de 2009 na escola, localizada no bairro de mangabeira, João Pessoa – PB.
Semanalmente, os líderes de cada turma recebiam o “desafio da saúde semanal”, que envolvia problemáticas referentes às formas de prevenção, cuidados e possíveis tratamentos da gripe H1N1 assim como da superlotação de hospitais decorrentes do medo que esta doença causou na população; abordou-se também as doenças decorrentes das enchentes que acometeram o nordeste, a gravidez na adolescência e suas repercussões negativas para a sociedade assim como para a jovem mãe.
Os problemas acompanhavam perguntas norteadoras para que os estudantes formulassem estratégias e soluções para os mesmos, sendo esses resultados apresentados, posteriormente, através de um mini-projeto, cuja exposição ficaria a cargo da criatividade das turmas durante a competição escolar organizada pelos acadêmicos do projeto.
As turmas foram incentivadas à competirem visando o aprendizado, o respeito e a iniciativa social. Cada turma pôde criar um ambiente em sua sala de aula e expor seus trabalhos da forma que julgasse conveniente. Os trabalhos foram avaliados pelos acadêmicos do projeto e ao final da competição os vencedores foram premiados e houve sorteio de brindes para os demais.

RESULTADOS
            Das dez turmas que compunham a escola, sete apresentaram propostas para as atividades sugeridas pelos facilitadores do projeto. As turmas tiveram a iniciativa de convidar profissionais das unidades de saúde do bairro os quais realizaram palestras e distribuíram materiais informativos para os alunos; além disso, algumas turmas também elaboraram coreografias, expuseram filmagens, realizaram dramatizações e apresentaram cartazes informativos sobre os temas abordados. Os problemas foram discutidos separadamente, em cada sala de aula, de acordo com a temática.
Durante o evento finalizou-se também uma campanha de arrecadação de alimentos a serem doados para uma comunidade carente do bairro. A maioria dos alunos participaram desta iniciativa mobilizando a comunidade para ajudar com alimentos não perecíveis.

DISCUSSÃO
            Aquelas equipes que cumpriram com a tarefa, surgiram com estratégias interessantes para as várias situações problematizadas, mostrando, na maioria das vezes, que buscaram informações sobre os temas propostos. Além disso, foram perceptíveis nos projetos as medidas preventivas e promotoras de saúde para a resolução dos problemas, cuja solução sempre reunia atitudes objetivas e simples, contidas na realidade da comunidade.
             Ressalta-se a criatividade dos alunos na organização e preparação das salas de aula que estavam caracterizadas de acordo com as temáticas a serem abordadas, estimulando o momento de aprendizado e discussão.

CONCLUSÃO
            A partir da experiência vivenciada na escola foi constatada a importância do fisioterapeuta na saúde do escolar que poderá lançar mão de estratégias didático-recreativas como o “desafio saúde” para criar na escola um cenário rico de discussão, na perspectiva de construir de forma coletiva, um ambiente onde o diálogo seja a base de uma vida saudável.

 REFERÊNCIAS

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. O SUS de A a Z, 2004. Disponível em: <http://dtr2004.saude.gov.br/susdeaz/topicos/topico_det.php?co_topico=289&letra=A>. Acesso em: 12/05/2008.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Sistema Nacional de Monitoramento da Saúde Escolar,..2007. Disponível em: <http://portal.saude.gov.br/portal/svs/visualizar_texto.cfm?idtxt=21859>. Acesso em: 16/03/2008.

BUSS, P. M. Promoção da saúde e qualidade de vida. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S1413-81232000000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em 27/09/2008.

ELMÔR, M. R. D. Tabagismo sob a ótica da Promoção da Saúde: reflexão do professor sob sua prática. 2009. 193f. Tese (Doutorado em serviços de saúde pública) – Departamento de Prática de Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

LEONELLO, V. M; L’ABBATE, S. Educação em Saúde na escola: uma abordagem do currículo e da percepção de alunos de graduação em Pedagogia. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.10, n.19, p.149-66, jan/jun.  2006




quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional


Feliz dia do Fisioterapeuta 
e do 
Terapeuta Ocupacional!





Eu quase posso ver
Esse sonho que estou sonhando.
Mas há uma voz dentro da minha cabeça dizendo que
Eu nunca irei alcançá-lo.

Cada passo que estou dando
Cada movimento que eu faço
Parece perdido sem nenhuma direção
Minha fé está abalada
Mas eu, eu tenho que continuar tentando.
Tenho que manter minha cabeça erguida.

Sempre haverá uma outra montanha
Eu sempre vou querer movê-la
Sempre vai ser uma batalha difícil
Às vezes eu vou ter que perder
Não é sobre o quão rápido chegarei lá
Não é sobre o que está me esperando do outro lado
É a escalada.

As lutas que estou enfrentando
As oportunidades que estou tendo
Às vezes podem me jogar no chão
Mas não, eu não estou rompendo
Eu posso até não saber
Mas este são os momentos que eu vou lembrar mais e
Só tenho que continuar
E eu, eu tenho que ser forte
Apenas continuar insistindo, pois

Sempre haverá uma outra montanha
Eu sempre vou querer movê-la
Sempre vai ser uma batalha difícil
Às vezes eu vou ter que perder
Não é sobre o quão rápido chegarei lá
Não é sobre o que está me esperando do outro lado
É a escalada.

Sempre haverá uma outra montanha
Eu sempre vou querer movê-la
Sempre vai ser uma batalha difícil
Às vezes eu vou ter que perder
Não é sobre o quão rápido chegarei lá
Não é sobre o que está me esperando do outro lado
É a escalada.

Continue em movimento
Continue escalando
Mantenha a fé
Querido
É tudo sobre
É tudo sobre a escalada
Mantenha a fé
Mantenha a sua fé

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Entrevista na Tv - Climatério e Menopausa


Semana passada estive no Programa da Tv Master falando um pouco sobre Climatério e Menopausa, além de demonstrar alguns exercícios para a musculatura do assoalho pélvico considerando a prevenção e tratamento da incontinência urinária com o auxílio da Dra Renatta Farias e o apoio do Dr Nelson Modesto.

Espero que gostem!

Luan César Simões.


Bastidores






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João Pessoa, Paraíba, Brazil
Mestre em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Especialista em Fisioterapia Cardiorespiratoria; Graduado pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. Atualmente é professor universitário, foi fisioterapeuta do Centro de Reabilitação da cidade de Araruna - PB e é Delegado do Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Regional 1 na Paraíba. Trabalhou no Núcleo de Acolhida Especial do estado da Paraíba pela SEDH e foi pesquisador voluntário de grupos de pesquisa e estudos em saúde na Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

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