terça-feira, 16 de agosto de 2011

A Saúde do Brasil na fila de espera


          
           Às vezes costumamos dizer que saúde não tem preço, que ela deve estar acima de tudo, “saúde e paz, o resto a gente corre atrás”, “saúde é o que interessa e o resto não tem pressa!”. A saúde está em todos os nossos desejos, desde as felicitações de aniversário até os votos de final de ano. A temos “garantida” no artigo 196 da Constituição Federal desde 1988, quando esta afirma que a saúde é “Direito de todos, dever do Estado”. 


            O artigo de luxo chamado Saúde está em todos os lugares, confirmando-nos a sua fácil acessibilidade e deparando-nos com sua imensa fragilidade. Sim, dispomos de um serviço completo, cheio de falhas, farsas e desvios. Este é o nosso Sistema Único de Saúde; Sistema porque é imenso, Único porque o pobre só o tem para recorrer, e de Saúde (...). É, confesso que ainda não consegui descobrir o verdadeiro significado. 
          
A Saúde está morrendo a cada dia nas filas de hospitais, nas 10 fichas de atendimento dos PSFs, na sala de espera para a mamografia, na ausência de profissionais, na demorada cirurgia de urgência, na falta de organização, nas péssimas condições salariais e de trabalhos dos profissionais, no descaso da UTI, na maca no corredor (...), em todo lugar. A saúde, assim como nós, detentores da mesma, estamos à beira do fim. O Sistema está perto do colapso.

           Os investimentos podem ser enormes, os gastos são estratosféricos; mas do que adianta investir mal e gastar sem planejamento? Falta foco, carinho e dedicação dos governantes e classe política. De promessas o povo já está saturado. Entendam que enquanto não tratarem a nossa saúde com dignidade, a teremos sempre enferma, longe do básico, da população e da constituição!
              
Luan César Simões
Fisioterapeuta – 142222-F


Um comentário:

  1. Adorei seu post, a saúde realmente está um caos...
    Está faltando foco, carinho e dedicação dos governantes e classe política.

    Vamos nos unir pra uma saúde melhoor! \o/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Meu perfil

Minha foto
João Pessoa, Paraíba, Brazil
Mestre em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Especialista em Fisioterapia Cardiorespiratoria; Graduado pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. Atualmente é professor universitário, foi fisioterapeuta do Centro de Reabilitação da cidade de Araruna - PB e é Delegado do Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Regional 1 na Paraíba. Trabalhou no Núcleo de Acolhida Especial do estado da Paraíba pela SEDH e foi pesquisador voluntário de grupos de pesquisa e estudos em saúde na Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

infoFisio no Facebook

Seguidores

Visitas do mês

Qual seu estado?

Contato:

Email: luancesar_01@yahoo.com.br

Blog Archive

Luan César Ferreira Simões. Tecnologia do Blogger.