Com a chegada do verão, manter a forma torna-se prioridade para significativa parte da população. A caminhada apresenta-se, então, como opção simples e em conta para se atingir tal objetivo. Na avenida Beira-Mar, em Fortaleza, é comum um grande número de pessoas praticarem exercícios, entre estes, a caminhada sem acompanhamento profissional.
Os benefícios da caminhada são muitos: emagrece, mantém a forma, controla o diabetes e o colesterol, fortalece os ossos, diminui os riscos de osteoporose e, quando realizada à beira-mar, pode ser ainda mais prazeroso. Mas o que poucos sabem é que essa prática pode não ser tão positiva assim. Quem quer iniciar qualquer atividade física deve procurar orientação do fisioterapeuta e do profissional de educação fisica. Sem esta, os exercícios podem ser prejudiciais à saúde. A informação é comumente divulgada por profissionais, porém, é ainda mais comum não ser utilizada pela população.
No que se refere à caminhada, dependendo da forma como for realizada, pode resultar em lesões musculares, como distensões e dores. Quem caminha nos calçadões muitas vezes está despreparado e usa tênis inadequado, o que pode sobrecarregar articulações e coluna. Seguir recomendações de especialistas é, no mínimo, fundamental para tornar o exercício físico um auxílio ao combate a doenças e manutenção da forma física, e não um vilão para a saúde.
É importante consultar um profissional que trabalhe com fisioterapia desportiva para que este possa orientar deste a escolha do tênis adequada quando a algumas precauções a serem tomadas com a finalidade de evitar lesões.
Alguns acreditam que caminhar na areia é mais seguro, porém, José Góes orienta que os iniciantes devem ficar longe dessa opção. "A areia não é regular e pode sobrecarregar ainda mais a coluna, articulações e ligamentos. A caminhada na areia só é indicada para quem pratica exercícios há mais tempo", afirma o fisioterapeuta.
Prof. Ms José góes Bezerra Neto
Fisioterapeuta
Para mais informações, acesse:
http://www.josegoes.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário