A coluna vertebral é composta por 33 vértebras, uma sobre a outra, com o objetivo de manter o próprio equilíbrio, suportar o peso do corpo, proporcionar mobilidade para atividades do dia-a-dia como se abaixar; virar para o lado, dentre outras funções importantes. Por sua vez, a coluna divide-se em região cervical contendo 7 vértebras; região torácica com 12 vértebras; região lombar contendo 5 vértebras; região sacral contendo 5 vértebras e por último a região do cóccix com 4 vértebras. Entre uma vértebra e outra existe a presença de discos gelatinosos que amortecem o impacto e ajudam na mobilidade da coluna (figuras abaixo).
Quando visualizada de perfil, a coluna vertebral possui curvaturas fisiológicas divididas em hiperlordose cervical, hipercifose e hiperlordose lombar como mostra a figura abaixo.
Com o passar do tempo, fatores externos e internos podem levar ao aumento destas curvaturas gerando uma má postura, dores na ao longo da coluna ou ainda deformidades que comprometem a função do individuo. Por essa razão, a coluna merece uma manutenção satisfatória para proporcionar uma boa qualidade de vida.
Nos dias atuais, é comum o aparecimento de dores musculares decorrentes do estresse cotidiano. Cada pessoa tem sua própria maneira de reagir a estas agressões, adotando determinados padrões para fugir da dor, que acarreta em alterações maléficas na estrutura do corpo, gerando má postura. Essas dores geralmente são localizadas na coluna e em diversas articulações do corpo favorecendo ao aparecimento de pontos de tensão, sobrecarregando a musculatura e proporcionando a sensação de fadiga e cansaço.
A Reeducação Postural Global (RPG) foi desenvolvida pelo Dr. Philippe E. Souchard na França, no início dos anos 70. É um método que utiliza de contração isométrica e alongamento ativo, isto é, com a colaboração do paciente. Este método baseia-se na teoria do cadeias musculares que se caracteriza por uma ligação direta entre músculos estáticos através de estruturas chamadas de aponeurose. Isso significa dizer que, uma vez tensionado um determinado grupo muscular, essa tensão é transmitida por meio de aponeuroses para as outras cadeias musculares. O paciente é colocado em posturas que promovem alongamento global, reduzindo encurtamento muscular.
Todos os procedimentos feitos na sessão de RPG são sincronizados com um determinado tipo de respiração, mantendo uma relação entre respiração e postura, uma vez que o principal músculo da respiração (músculo diafragma) tem sua importância em muitos desvios.
De modo geral, esse método é capaz de diminuir dores musculares em qualquer parte do corpo (principalmente aquelas decorrentes de patologias como hérnia de disco, artrose dentre outras), corrigir erros na postura, alongar, fortalecer e relaxar a musculatura reduzindo os níveis de estresse contribuindo para um condicionamento físico adequado e reduzindo a sensação de fadiga. Além disso, este método previne futuros problemas posturais e reumatológicos; melhora a respiração, e contribui para uma efetiva consciência corporal, causando bem-estar e melhora na qualidade de vida.
Abaixo seguem-se algumas indicações do método RPG :
• Hiperlordose,
• Hipercifose (corcunda)
• Escoliose;
• Hérnia de disco
• Desvios nos joelhos e nas articulações em geral,
• Artrose
• Fibromialgia
• Dores na cabeça
• Lesões causadas pelo esporte,
• Perda de tônus muscular, equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora;
Dr.Gerlane Santos Diniz
CREFITO:3779-LTF
Dr. Luciana Nunes
CREFITO:3566-LTF
Stúdio PilateSaúde: (83)8881-8565/8888-1516
Nenhum comentário:
Postar um comentário