Neste ano, a Fisioterapia comemorará 42 anos de regulamentação. A evolução da Fisioterapia nestes anos deixa explícito que muito foi conquistado, porém muito mais ainda é preciso conquistar para continuar crescendo e se destacando no cenário nacional.
Historicamente a Fisioterapia no Brasil se despontou a partir da necessidade do então Presidente da República Getúlio Vargas em 1944. Até então todos os serviços de reabilitação eram realizados por Fisiatras, Massagistas e Auxiliares de Fisioterapia, tendo como finalidade a prática recuperadora das seqüelas físicas.
Em 1951, foi realizado o primeiro curso para formação de técnicos em Fisioterapia pela Universidade de São Paulo e em 1963, a Fisioterapia se tornou curso superior, mas a atuação dos fisioterapeutas estava subordinada aos médicos. Somente em 1969, com o Decreto Lei 938 de 13 de outubro, as profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional foram regulamentadas.
Hoje, com quase 42 anos, a Fisioterapia conquistou um espaço importante entre as demais profissões das ciências da saúde. Certamente não foi fácil alcançar esse “status”, muito foi idealizado e realizado, os fisioterapeutas tiveram que mostrar à sociedade, assim como ao outros profissionais, seu contínuo aperfeiçoamento com base em fundamentos científicos. Além disso, os profissionais fisioterapeutas tiveram que aperfeiçoar e apresentar formas de intervenção que permitissem mostrar que sua atuação é capaz de abranger todos os níveis de saúde com eficácia.
É inegável dizermos que avançamos muito, mas sabemos que podemos conseguir muito mais. Não por ganância, mas pelo simplório fato de estarmos diante de uma das profissões mais brilhantes e promissoras das ciências da saúde.
Há tempos ouvimos falar em profissão do futuro, e planeamos uma Fisioterapia que não fazia parte do nosso contexto sociocultural e econômico. Entretanto, hoje estamos diante das oportunidades, das possibilidades de uma profissão repleta de potencialidades, mas pouco ou mal explorada pelos profissionais.
A Fisioterapia precisa renovar-se a cada dia para conquistar cada vez mais seu espaço e mudando assim o panorama atual, fazendo com que a mesma esteja acima de qualquer interesse pessoal, e tornando o fisioterapeuta menos estático e mais decisivo na melhoria da profissão do futuro, bem porque esta já começou há quase 42 anos atrás.
Luan César Simões,
Fisioterapeuta
Crefito: 142222-F
Adorei seu novo Blog Luan! Parabéns por mais essa conquista, e por divulgar nossa profissão que é tão bonita mas, pouco valorizada. Mas, se Deus quiser vamos batalhar e conquistar nosso devido valor. Muito sucesso amigo.
ResponderExcluirMUito bom esse blog! a partir deste post me abriu várias idéias!
ResponderExcluir