A principal finalidade dos pulmões é abastecer o nosso sangue de oxigênio, que é levado para as células do corpo, fazendo com que nosso organismo funcione de maneira adequada. Além disso, os pulmões também executam a função de tirar do sangue o dióxido de carbono (gás carbônico) e vapor de água, eliminando-os do corpo através do processo de expiração.
Na respiração pulmonar o ar entra e sai dos pulmões devido à contração e ao relaxamento do músculo diafrágma. Quando o diafragma se contrai, ele diminui a pressão dentro dos pulmões e o ar que está fora do corpo entra rico em oxigênio (O2) - processo chamado de inspiração. Quando o diafragma relaxa, a pressão dentro dos pulmões aumenta e o ar que estava dentro agora sai com o dióxido de carbono (CO2) - processo denominado de expiração.


Para que isto ocorra é necessário melhorar o "sistema de limpeza respiratório", a ventilação pulmonar e prevenir ou eliminar o acúmulo de secreções, favorecendo assim, as trocas gasosas, além de manter ou melhorar a mobilidade (movimento) da caixa torácica.
É importante ressaltar que para se atingir resultados positivos faz-se primordial um amplo estudo do quadro patológico apresentado pelo paciente, além de uma criteriosa avaliação das condições clínicas desse indivíduo e do traçado de um plano de tratamento condizente com suas necessidades atuais.
Luan César Ferreira Simões
Fisioterapeuta
Nenhum comentário:
Postar um comentário