Luan César Ferreira Simões
Rafaela Gerbasi Nóbrega
Renatta da Silva Farias
INTRODUÇÃO
Assim
como toda profissão que trabalha junto à comunidade, a fisioterapia também está
enquadrada nessa abordagem, atuando nos três níveis de atenção à saúde. A
atenção básica à saúde constitui o primeiro nível de atenção, de
acordo com o modelo adotado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo esse o
primeiro nível de atuação do fisioterapeuta junto aos escolares, englobando um
conjunto de ações de caráter individual ou coletivo, que envolve a promoção da
saúde e a prevenção de doenças. (BRASIL, 2007).
Nesse contexto, o fisioterapeuta
atuará através de ações preventivas englobando diversos enfoques na perspectiva
de promover ações de saúde sob a óptica da cidadania. Desse modo, é pertinente
na escola tratar de temas como educação sexual, redução do tabagismo, redução do
sedentarismo, mudança nos hábitos alimentares, prevenção de acidentes
domiciliares, primeiros socorros, tabagismo, dentre outros. (ÊLMOR, 2009).
A articulação da educação
em saúde, com a promoção da saúde nas escolas, requer uma ação pedagógica
associada a um movimento dinâmico. Trata-se de uma ação consciente e crítica, direcionada
para a constituição de sujeitos sociais, movimentando-se em busca da construção
de projetos de liberdade, de autonomia, de participação, enfim, projetos de
vida saudável (BRASIL; LEONELLO, L’ABBATE, 2006).
Sob este aspecto, as ações de
educação em saúde poderão contribuir para que o aluno apreenda as atitudes e habilidades que são
articuladas às suas experiências vivenciadas no cotidiano, obtendo
uma melhor qualidade de vida e que, uma vez beneficiado, propague seus
conhecimentos para que outros da comunidade possam ser contemplados pela
fisioterapia de forma indireta. (BRASIL, 2004; LEONELLO, L’ABBATE, 2006; BUSS, 2008).
Relatar a experiência do “desafio
Saúde” enquanto atividade didático-recreativa, objetivando criar um momento de
discussão com os alunos sobre temas de relevância na saúde pública e
estimulá-los a tomada de decisão diante das problemáticas.
METODOLOGIA



As turmas foram
incentivadas à competirem visando o aprendizado, o respeito e a iniciativa
social. Cada turma pôde criar um ambiente em sua sala de aula e expor seus
trabalhos da forma que julgasse conveniente. Os trabalhos foram avaliados pelos
acadêmicos do projeto e ao final da competição os vencedores foram premiados e
houve sorteio de brindes para os demais.
RESULTADOS
Das dez turmas
que compunham a escola, sete apresentaram propostas para as atividades
sugeridas pelos facilitadores do projeto. As turmas tiveram a iniciativa de
convidar profissionais das unidades de saúde do bairro os quais realizaram
palestras e distribuíram materiais informativos para os alunos; além disso,
algumas turmas também elaboraram coreografias, expuseram filmagens, realizaram dramatizações
e apresentaram cartazes informativos sobre os temas abordados. Os problemas
foram discutidos separadamente, em cada sala de aula, de acordo com a temática.
Durante o evento
finalizou-se também uma campanha de arrecadação de alimentos a serem doados
para uma comunidade carente do bairro. A maioria dos alunos participaram desta
iniciativa mobilizando a comunidade para ajudar com alimentos não perecíveis.
DISCUSSÃO
Aquelas
equipes que cumpriram com a tarefa, surgiram com estratégias interessantes para
as várias situações problematizadas, mostrando, na maioria das vezes, que buscaram
informações sobre os temas propostos. Além disso, foram perceptíveis nos
projetos as medidas preventivas e promotoras de saúde para a resolução dos
problemas, cuja solução sempre reunia atitudes objetivas e simples, contidas na
realidade da comunidade.
Ressalta-se a criatividade dos alunos na
organização e preparação das salas de aula que estavam caracterizadas de acordo
com as temáticas a serem abordadas, estimulando o momento de aprendizado e
discussão.
CONCLUSÃO
A
partir da experiência vivenciada na escola foi constatada a importância do
fisioterapeuta na saúde do escolar que poderá lançar mão de estratégias
didático-recreativas como o “desafio saúde” para criar na escola um cenário
rico de discussão, na perspectiva de construir de forma coletiva, um ambiente
onde o diálogo seja a base de uma vida saudável.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. O SUS de A a Z, 2004. Disponível em:
<http://dtr2004.saude.gov.br/susdeaz/topicos/topico_det.php?co_topico=289&letra=A>.
Acesso em: 12/05/2008.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Sistema Nacional de Monitoramento da Saúde Escolar,..2007.
Disponível em: <http://portal.saude.gov.br/portal/svs/visualizar_texto.cfm?idtxt=21859>.
Acesso em: 16/03/2008.
BUSS,
P. M. Promoção da saúde e qualidade de
vida. Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S1413-81232000000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>.
Acesso em 27/09/2008.
ELMÔR,
M. R. D. Tabagismo sob a ótica da Promoção
da Saúde: reflexão do professor sob sua prática. 2009. 193f . Tese (Doutorado em
serviços de saúde pública) – Departamento de Prática de Saúde Pública da
Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
LEONELLO, V. M; L’ABBATE, S. Educação em Saúde na escola: uma abordagem
do currículo e da percepção de alunos de graduação em Pedagogia. Interface - Comunic., Saúde, Educ.,
v.10, n.19, p.149-66, jan/jun. 2006
Excelente postagem!
ResponderExcluirA fisioterapia nas escolas deve ser mais discutida, conhecida e conscientizada para ser implantada.
Nós do Projeto Escoliose Brasil parabenizamos e apoiamos essa ideia!
Um grande abraço
Muitíssimo obrigado, Patrícia! Devemos levar esses projetos adiante para levarmos qualidade de vida para as escolas do nosso Brasil. Grande abraço. :)
Excluir